quarta-feira, 6 de março de 2013

Bandana

A bandana é um acessório de moda que se usa na cabeça ou pescoço a partir de um lenço quadrado ou triangular que é dobrado várias vezes até formar uma tira para cobrir a testa ficando o resto de lenço a cobrir o resto da cabeça. Apesar de hoje já não ser muito comum, é normal ver nas claques de jogos de futebol muitos jovens usando bandana.
As bandanas e suas cores são também usadas por vários gangs marginais. Em especial na Califórnia, EUA, onde os gangs usam bandanas de cores diferentes para se diferenciarem. Também em várias subculturas sexuais, em especial no mundo gay elas são usadas como um lenço no bolso de trás das calças, em que dependendo da cor, eles afirmam qual a sua preferencia ou fetiche.
Outras subculturas urbanas também adotaram este estilo, que por um lado além de prático ajuda a proteger a cabeça do sol. É comum ver skatistas, e surfistas, assim como o pessoal que curte hip hop e grafiti usando bandanas coloridas na cabeça, muitas vezes com estampas, figuras indígenas e estampas caxemiras.

 As bandanas são hoje em dia muito populares, e fáceis de encontrar em qualquer loja de acessórios. Também na internet as lojas virtuais dedicadas aos acessórios,  e várias marcas com loja online, as vendem a preços muito acessíveis. Se você gostou deste acessório de moda aproveite!

 Na cultura popular e tradicional de muitos países elas são muito usadas. As mulheres muçulmanas, judaicas e cristãs ortodoxas, normalmente usam a bandana, ou o lenço de formas diferentes. O nome vem do hindi bandhana o que significa amarrar.
Já no tempo dos piratas e do velho oeste americano elas eram muito usadas, mas só acabaram por voltar à cultura ocidental nos anos 70. Durante os anos 80 houve uma explosão deste tipo de ornato, graças à influencia do estilo motoqueiro junto com a musica heavy metal e desde então faz parte da cultura jovem. Filmes como Rocky com Sylvester Stalone, e wrestlers como Hulk Hogan também ajudaram nesta altura à propagação do uso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário